Foto: Juliano Verardi (Divulgação)
Após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a anulação do júri do caso Kiss, realizado em dezembro de 2021, setores administrativos da Justiça gaúcha começaram os preparativos para o novo julgamento dos quatro réus.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Uma primeira reunião ocorreu na última quarta-feira (6), na sede do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), em que participaram magistrados da Corregedoria-Geral da Justiça e o juiz Francisco Morsch, da 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre. A intenção é viabilizar a sessão do tribunal do júri o mais breve possível.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Giovanni Conti, fez a abertura da reunião afirmando que o objetivo é que sejam providenciadas as medidas para a realização do julgamento, o quanto antes, observando os prazos necessários para a viabilidade de contratações.
A logística compreende, por exemplo, contratação de hospedagem e refeição para os jurados e atendimento médico. Envolve, ainda, serviços de informática, engenharia e arquitetura, segurança, limpeza, transporte, transmissão, entre outros.
- “A decisão do STJ é perigosa porque deixa porta aberta para que processos possam ser anulados por qualquer fato”, diz procurador-geral de Justiça do RS sobre Caso Kiss
- Previsto para novembro, novo julgamento do Caso Kiss será remarcado
- O que dizem as defesas, MP e representantes da AVTSM sobre a decisão de manter a anulação do júri da Kiss
O júri anterior, o mais longo da história do Judiciário gaúcho (com 10 dias de duração), envolveu o trabalho de mais de 20 setores do Tribunal de Justiça e cerca de 200 servidores. O julgamento ocorreu na sede do Foro Central de Porto Alegre.
Também participaram da reunião os juízes-corregedores Cristiane Hoppe (coordenadora), Geneci Ribeiro de Campos (vice-coordenadora), Luís Antônio de Abreu Johnson, Bruno Massing de Oliveira, Nadja Zanella, Adriane Figueiredo e a Diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juíza Alessandra Bertoluci.
A reunião contou, ainda, com a participação de servidores das Direções de Logística, Comunicação, Tecnologia da Informação e Comunicação, Departamento de Infraestrutura, área da segurança, Núcleo de Inteligência do Judiciário, Direção do Foro de Porto Alegre, Departamento Médico e assessoria do magistrado Francisco Morsch.